Locação de Equipamentos de Informática
O aluguel como alternativa para sua infraestrutura
Quando falamos em utilização de computadores para produtividade em uma empresa, temos um modelo tradicional e um que vem se sedimentando aos poucos, mas ambos apresentam alguns desafios:
- a aquisição de hardware exige muita pesquisa, previsão em longo prazo (aumentando riscos) e um aporte muito grande de uma vez só — recorrendo ao capital de reserva e bancos em um ativo que tende a ser desvalorizado com o tempo;
- a utilização de equipamentos pessoais (BYOD) minimiza custos, mas expõe a empresa às brechas de segurança invisíveis para dados sensíveis — o que é chamado shadow IT
Infraestrutura sempre atualizada
Passando das vantagens financeiras para as operacionais, qual é o ciclo de atualizações para os computadores na sua empresa hoje?
A média costuma ficar entre 5 a 7 anos (às vezes, mais), o que deixa a empresa sempre defasada em algum momento. Em contratos de aluguel, você pode reduzir o ciclo para 2 ou 3 anos, conseguindo manter a infraestrutura sempre atualizada.
Disponibilidade imediata
Compras grandes podem demorar a chegar da fornecedora. Além disso, a adequação do pedido, o frete, a instalação e ativação de cada computador são fatores com os quais você também precisa se preocupar.
A ideia do aluguel é que essas máquinas estejam prontas para serem instaladas e utilizadas o quanto antes. Se você sente a necessidade de uma nova estação hoje, por exemplo, até o fim da semana ela estará em plena produção.
Suporte aos computadores alugados
Imagine liberar sua equipe de TI de ter que resolver problemas de máquinas lentas, ir atrás de peças sobressalentes e fazer manutenção constante em cada uma delas.
Em um contrato de aluguel, a responsabilidade por problemas originados no computador fica por conta da fornecedora do serviço. Geralmente, ela conta com profissionais especializados em manutenção e resolve a questão o quanto antes.
Essa redução no tempo de parada é uma das grandes vantagens do aluguel. Até porque, se um defeito é muito complexo e demora para ser solucionado, você pode simplesmente solicitar a troca da máquina — algo impossível em uma aquisição se a garantia já acabou.
Mais performance e inteligência ao negócio
Computadores sempre atualizados, com especificações que atendem as necessidades da empresa e uma TI livre de muitas funções da rotina de planejamento de investimento e manutenção: um cenário perfeito.
2º item para avaliar
É por isso que tantos negócios estão correndo atrás de uma infraestrutura como serviço em sua totalidade. E o aluguel de computadores é a ponta desse esforço — em direção a uma empresa que produz mais de forma mais inteligente.
De fato, isso ajuda a analisar a situação do custo-benefício e considerar todos os fatores, de acordo com a aplicação no seu negócio, que resultará em uma decisão lógica e esclarecida, como a locação de equipamentos de TI, a qual deve analisar:
- Pagamentos estimados de aluguel para o período de uso dos equipamentos necessários;
- Custo aproximado de um novo equipamento;
- Despesas de transporte e armazenamento;
- Frequência de necessidade de equipamento;
- Tempo de vida projetado do novo ativo;
- Custo estimado de manutenção;
- Serviço ao longo de sua vida útil;
- Quantidade aproximada de mão de obra economizada com qualquer opção;
- Opções de financiamento e capital disponível;
- Necessidade de tecnologia ou habilidades especiais em projetos ou equipamentos;
- Disponibilidade do equipamento desejado para novas aquisições;
- Possíveis usos múltiplos para máquinas alugadas ou compradas;
- Capacidade interna para testar.
Uma análise de custo-benefício resultará em um senso muito mais forte de qual opção se encaixa melhor, além de onde e por quê.
Quais são as vantagens da locação de equipamentos?
Toda empresa precisa de equipamentos para garantir as suas operações, seja a atividade principal ou não. Mas é natural que os gestores fiquem em dúvida entre compra, locação e leasing dessas máquinas. Porém, das três alternativas, aquela que oferece mais vantagens e benefícios para a empresa é, sem dúvidas, o aluguel.
Ao optar pela locação, não haverá necessidade de realizar uma compra de grande quantidade de máquinas. Considere que, dependendo do número necessário, o valor investido é muito alto, podendo ser inviável.
Além disso, as tecnologias avançam muito rapidamente, então existe uma tendência para que os equipamentos se tornem obsoletos em pouco tempo e, além disso, eles precisam passar por atualizações e manutenções constantes. Tudo isso fica a cargo da empresa, gerando custos expressivos. Optando pelo aluguel, as máquinas e a manutenção delas são responsabilidade da empresa contratada.
Já no que se refere ao Imposto de Renda, é possível obter uma dedução no IRPJ porque a locação desses equipamentos se enquadra como uma despesa mensal. Sendo assim, conforme Rafael explicou, as empresas optantes pelo regime de Lucro Real podem alcançar esse abatimento no imposto, seja quando o equipamento alugado é destinado especificamente para atividade-fim, ou mesmo se ele for utilizado em tarefas secundárias ou coadjuvantes.
Equipamentos
Temos os melhores equipamentos de informática, atualizando-os para melhor atender nossos clientes em seus eventos.
COMPUTADORES
- Computador Desktop: Lenovo e Dell;
- Laptop ou notebook: Acer, Lenovo e Dell;
- Monitor LCD e LED: Dell, Acer e Lenovo;
POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÕES:
- Processadores Core i3 e Core i5 ;
- Windows 10 Pro /7 Pro equipados com Office;
- Memória DDR ou ECC de 2 à 8 Gbs;
- RAM 4G à 64G;
- HDs de 500 à 1 TBs com tecnologia SATA, SSD ou SSHD;
- Placa de Vídeo ON board, OFF Board 1 GB
- Placas de rede, 10/100 ou 100/1000;
- Monitores de 18,5″ até 20″;